quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sete Pecados

     Pecados, sentimentos que pelo menos uma vez na vida já passamos. Mesmo que tenha sido inconscientemente. Depois de 1589 quando Peter Binsfield comparou pecados a demônios, acredita-se que cada pecado tenha o seu responsável. Asmodeus responsável pela Luxúria, Belzebu pela gula, Mammon pela ganância, Belphegor pela preguiça, Azazel pela ira, Leviatã pela inveja e Lúcifer pelo orgulho.
      Atualmente os peecados são outros. Segundo Tomás de Aquino os pecados capitais são:


Avareza: o medo da escasses, o apego a alguma coisa com medo que falte. Não confiar nas pessoas é uma das características de um avarento.
Gula: No sentido literal, gula é o excesso no comer e beber. estar funcionando a baixo da média faz com o que esse pecado ocorra. Essa sensação desencadeia um sentimento de não estar fazendo tudo o que nosso potencial permite.

Inveja: é o sentimento que o outro é sempre melhor. "a grama do vizinho é sempre mais verde". da-se por um sentimento de injuntiça. O que diferencia a inveja da cmpetição é o sentimento de destruir o outro para ter o que ele tem.
Ira: seus sinônimos são raiva, cólera e agressividade exagerada. por trás da ira pode-se afirmar o medo, destruir o outro para que o seu fique intacto. como exemplo temos brigas em uma equipe de uma empresa. Para que o "líder" não se dê mal ele sempre culpa alguém.

Luxúria: é um sentimento de poder sobre os outros. podendo  também resultar em desejos sexuais. como por exemplo, um patão usando o poder de chefe para abusar sexualmente sua secretária.
Preguiça: não só a física, mas, também a mental. o sentimento de não precisar fazer agora e que pode ser feito depois. 
Orgulho: seus sinônimos são brio, a altivez e a soberba. A visão de si ampliada. os outros sempre estão abaixo. Eu sou o melhor.

 


        Em minhas pesquisas encontrei uma postagem super interessante...
                           Os 7 pecados no mundo atual.
         1 – Estar fora de forma
A questão agora não é simplesmente a gula desenfreada. Se alguém come muito, mas não engorda, tudo bem. O problema é ser gordo – sinônimo, para muitos, de falta de vergonha na cara ou falta de caráter. Não ter um corpo malhado é uma infração das piores. (todos temos um momento obeso)
2 – Não ser famoso
Os reality shows estão aí para provar que todo mundo quer ser uma celebridade. E isso não requer talento, apenas visibilidade. Todo mundo quer ser conhecido – e reconhecido, mesmo que seja no bairro, na escola, no orkut ou no twitter. Anonimato é crime grave.
3 – Não gozar
O que? Você não tem orgasmos múltiplos? Corre atrás ou está perdendo o bonde. Frigidez é palavrão. Mulheres frígidas, entrem em cursos de sensualidade, olhem suas partes íntimas num espelho e digam a elas: existe alguém mais gostosa do que eu?
4 – Estar fora da internet
Você não usa email, não tem msn, twitter, facebook e orkut? Não joga jogos on line? Quem você pensa que é estando assim, à parte do mundo virtual, sem nunca ter tido um avatar no Second Life ou visto ou video no You Tube?
5 – Não seguir a moda
Não ser uma fashion victim é pior do que jogar pedra na cruz. A cada semana de moda, troque seu guarda-roupa. Use o que é horroroso, o importante é estar in.
6 – Fumar
Fumantes são criminosos sem compaixão. Causam doenças nas crianças, poluem o meio ambiente e, o pior: matam a si mesmos. cadeia!
7 – Não ser politicamente correto
Que as bocas se calem das piadas de gays, negros, louras e portugueses. Tudo que você diz pode ser usado contra você. O animus jocandi está morto!



Um comentário:

Renata Arcoverde disse...

euri muito com a dos fumantes hehe ^^'