sábado, 25 de setembro de 2010

O mendigo...

    Hoje o dia foi normal como todos excerto por uma coisa. quando sai do curso com quatro amigos para esperar o ônibus. Conheci um rapaz de aparência idosa, negro, de olhos castanhos, de  um metro e sessenta de altura e cabelos encaracolados. Que com maior educação pediu algum trocado para que pudesse se alimentar. Ao observar a pasta tivemos uma conversa.
Ele: Do you speak english?

amiga: yes, I do!
Ele: how long?
amiga: a long time!
Ele: I know english because of my brother. He learned and went to Uta. He is Mormo. I'm  mormo too. Now I have to go. Was nice to meet you.

     Quantos pedintes de rua você já conheceu que falasse outra língua? acho que poucas pessoas passaram por essa experiência. hoje eu estou feliz. percebo que nem tudo está perdido. se este homem soubesse que o conhecimento dele poderia tira-lo desta situação, ele não estaria naquele lugar pedindo trocados. Agora sei que o Brasil pode se tornar um lugar melhor. vi o interesse nos olhos desde homem. e o orgulho de mostrar o que aprendeu com o irmão.
    O Brasil precisa de gente como este homem que hoje se revelou a mim com educação e serenidade.
"O verdadeiro mendigo é o único e verdadeiro rei" [Gotthold Lessing]

"Toda a virtude que entre os homens se manifesta, logo que lhes arranca uma admiração, é mais cheia de perigos que um aroma muito sensual, ou um canto muito amoroso. A mais humilde esmola, a chaga de um mendigo que se lava, uma simples consolação, desde que se mencionem, são perigos terríveis para a alma, porque a persuadem da sua caridade e excelência. Pelo bem que semeamos nos outros, só colhemos dentro em nós orgulho – e cada obra da nossa caridade desmancha a obra da nossa humildade"  ["Últimas Páginas" -  Eça de Queiroz]   

2 comentários:

Emanuele Alves disse...

Poxa, eu nunca vi um mendigo que falasse inglês :|
caso o veja mais vezes, procura ajudá-lo, não só com dinheiro, mas mostrando, de alguma forma, que o conhecimento dele pode tirá-lo das ruas, nós sabemos que você pode :)
beijos

Renata Arcoverde disse...

"Sem caridade não há salvação"