quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O Amor...


Ahhh... O amor. Sentimento que aflora os jovens corações, trazendo muitas vezes alegrias. Quando não correspondido, desespero e angustia.
Resumindo o significado do amor:
  Amor é: gostar de algo a ponto de quer por perto, querer cuidar. 
Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, platônico, materno, a Deus e a vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).
Eros representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e freqüentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo de relação sexual.
Ao contrário vem a Psique, que representa o sentimento mais espiritual e profundo.

Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
Psique - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
Pragma - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora
Mania - amor altamente emocional, instável; o estereótipo de amor romântico
Agape - amor altruísta; espiritual


“O amor é paciente, o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento. Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará.” [Primeira epístola aos coríntios 13:4-8]

"O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição". [Aristóteles]

2 comentários:

Renata Arcoverde disse...

Nossa, perfeito o post.
O amor é muito mais que só algo carnal ou psique. É a junção dos dois paradoxos. " Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente..."

buacortez disse...

Ahh o amor *-* *u*